O efeito da Coca-Cola no organismo
Já paraste para pensar o que acontece com o teu organismo depois de beber uma Coca-Cola?
Vê aqui, passo-a-passo, o que ocorre após ingerir Coca-Cola.
10 minutos – Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam o teu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, tu só não vomitas imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Cola não fique tão doce.
20 minutos – O açúcar do teu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. O teu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).
40 minutos – A absorção de cafeína está completa. As tuas pupilas dilatam, a tua pressão aumenta e, como resposta, o teu fígado deita mais açúcar na tua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no teu cérebro são bloqueados, evitando que fiques entorpecido.
45 minutos – O teu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do teu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se tomares uma dose de heroína.
60 minutos – O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no teu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz eliminar cálcio pela urina.
65 minutos – A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz-te ter vontade de ir ao wc. Agora é certo que irás defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para os teus ossos, assim como o sódio e a água.
70 minutos – O entusiasmo que sentias, passa. Começas a sentir falta de açúcar, que te faz ficar meio irritado e/ou com preguiça. Já urinas-te toda a água da Cola, mas não sem antes levar com ela alguns nutrientes que o corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.
Isso tudo será seguido por uma enorme falta de cafeína em poucas horas. Menos de duas, se fores fumante.